Muitos cristãos permanecem alienados com relação as questões políticas e sociais. A igreja, de modo geral, não tem conselhos claros e inteligentes para dar ao governo e a sociedade. Como resultado, o mundo não recebe o direcionamento devido e caminha sem firmeza para destinos incertos. Semelhante a um viajante na escuridão, o mundo segue sem conseguir ver o melhor caminho, podendo acertar ou errar. Mesmo que acerte, poderá tropeçar ou cair em um buraco, o que trará prejuízo, ferimentos ou, no mínimo, atraso. Jesus ensinou que Seus seguidores eram a “luz do mundo” (Mateus 5.14). O mundo deseja enxergar com maior clareza. Precisamos lançar nossa luz, para que todos vejam.
Conforme Jesus falou, o lugar da lâmpada não é “debaixo de uma vasilha, mas no candelabro, e ilumina a todos que estão na casa” (Mateus 5.15). Isto significa que a luz não deve ser escondida, mas iluminar a todos. Iluminar a todos inclui a área política e toda sociedade! Cada cristão deve assumir uma posição de liderança diante do mundo, trazendo respostas e direção para os mais diversos assuntos e contextos.
O texto de Ezequiel 44.24 afirma que os sacerdotes deveriam “assistir” conflitos para “julgarem” cada um deles de acordo com a justiça de Deus. Antes de decidir qual lado estava certo, qual seria a melhor decisão a tomar, eles deveriam “assistir”, ou seja, precisariam analisar, compreender o que estava sendo disputado. Após esta primeira tarefa, eles poderiam concluir quem estava sendo lesado, quem estava agindo injustamente e qual era a melhor medida para acabar com o mal. É tarefa dos cristãos serem um referencial de imparcialidade e sabedoria no julgamento das questões.
Os seguidores de Cristo não devem se alienar das questões político-sociais, nem lutar por elas com violência. O apostolo Paulo disse que “As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus” (II Coríntios 10.4). Além da oração em favor dos governantes, se torna cada vez mais importante compreender os acontecimentos e julgá-los de acordo com os juízos de Deus!